Pular para o conteúdo
Limpeza pesada - 11.06.2019

Saiba como limpar a caixa de gordura

Funcionando como um filtro que acumula a gordura descartada junto com a água ao lavar a louça, a caixa de gordura é importante tanto para residências quanto para o meio ambiente. Despejada na pia mesmo que indiretamente, a gordura pode ser muito prejudicial para o sistema hidráulico da casa, uma vez que, ao esfriar, acaba endurecendo dentro do encanamento e causando entupimentos. A caixa de gordura também é benéfica para o meio ambiente, uma vez que o óleo descartado muitas vezes vai parar em rios e mares poluindo e prejudicando o ecossistema.

Limpar a caixa de gordura periodicamente é de extrema importância para o seu bom funcionamento e para evitar problemas maiores graças ao acúmulo de sujeira, como o transbordamento e o entupimento de canais. Uma caixa de gordura muito suja também pode ter meu cheiro, atrair baratas e ratos e favorecer a proliferação de micro-organismos que apresentam ameaças à saúde dos moradores.

Independente da localização da caixa (dentro da cozinha, na lavanderia ou na área externa), portanto, é importante realizar a higienização correta, sempre tomando os cuidados necessários.

Confira agora nosso passo a passo de como limpar a caixa de gordura:

 

  • Proteja-se
    O primeiro passo para realizar a limpeza de qualquer objeto ou ambiente é se proteger. Indicamos o uso de luvas e máscaras para que você se previna contra o mau cheiro e micro-organismos que podem afetar a saúde. Luvas também vão te ajudar a manusear os equipamentos com cuidado, segurança e conforto, já que eles estarão escorregadios e a sujeira proveniente de itens engordurados é difícil de limpar.  
     
  • Retire os resíduos
    Abra a tampa da caixa de gordura e retire os resíduos utilizando uma pá ou colher de pedreiro, sempre tomando cuidado para não danificar o sistema hidráulico. Com uma esponja ou espátula, esfregue as paredes da caixa e separe todos os resíduos em um saco de lixo. Lembre-se que a função da caixa de gordura é evitar entupimentos do sistema hidráulico e a poluição do meio ambiente, por isso, não utilize água quente ou desengordurantes nessa etapa, uma vez que eles só farão com que a gordura desça um pouco e se acumule em outro ponto.

    O ideal é que, antes de você iniciar a tarefa, saiba bem onde irá descartar a sujeira, uma vez que ela pode contaminar o solo e a água, devendo ser reciclado de maneira apropriada.  
  • Limpe o sifão
    Responsáveis por impedir que o mau cheiro chegue até a sua casa, os sifões também precisam ser devidamente higienizados. Coloque um balde embaixo da pia para que a água e a sujeira não caia no chão e tire o sifão de todas as pias. Para a higienização, use um desengordurante e escovas de cabo longo e finalize com uma esponja umedecida com algumas gotinhas de água sanitária. 
  • Coloque tudo de volta
    Depois de limpar tudo corretamente, instale os sifões novamente e feche bem a tampa da caixa de gordura.

 

 

QUANDO LIMPAR A CAIXA DE GORDURA

Agora que você já sabe a importância e como limpar caixa de gordura, entenda com que frequência isso deve ser feito:

  • Em residências: a cada 6 meses;
  • Em apartamentos: a cada 3 meses;
  • Bares e restaurantes pequenos: mensalmente;
  • Locais com uso constante de óleo: semanalmente;

posts relacionados

Saiba como limpar cozinha engordurada

Como limpar e clarear piso encardido?

Receba Nossas Novidades!