Pular para o conteúdo
Descartáveis - 21.11.2019

Quais são os tipos de sacolas?

Quem trabalha com comércio precisa sempre pensar bem antes de comprar uma sacola. Além de embalar ajudar no transporte dos produtos, as sacolas servem como uma forma de fazer propaganda do negócio, por isso, é importante sempre avaliar os tipos de sacolas antes de efetuar a compra. Abaixo, damos algumas dicas de como escolher a melhor sacola de acordo com o material, densidade e espessura.

Sacolas de papel

Mais bonitas e ecológicas, as sacolas de papel são muito utilizadas em lojas de roupas e calçados por também terem diversas opções de personalização, incluindo de cor e formato. Além disso, são mais resistentes e duráveis, muitas vezes dispensando o uso de outras embalagens. Elas podem ser:

 

  • Sacola de papel kraft: com boa resistência e capacidade de impressão, elas têm um visual mais rústico graças à sua cor parda. As sacolas de papel kraft ainda vêm em diferentes tamanhos e as gramaturas mais comuns são 100, 160, 300 e 420g/m². Sem alça, os sacos SOS feitos em papel kraft são muito utilizados em serviços de delivery, principalmente restaurantes e 

 

  • Sacola de papel offset: mais baratas, são brancas dos dois lados, permitindo a impressão em cores vivas mesmo tendo textura fosca. As gramaturas mais comuns são: 120, 150, 180 e 240g/m².
  • Sacola de papel duplex: também de custo reduzido, têm esse nome por serem feitas com duas camadas, uma branca de textura acetinada e outra parda. Mais procurada nas gramaturas 190 e 250g/m².
  • Sacola de papel triplex: podendo receber impressão em ambos os lados, elas também podem ter acabamentos mais detalhados. Ao contrário das duplex, que têm um dos lados pardos, elas possuem uma coloração branca, brilhante e lisa em um dos lados, e branca e porosa em outro.Gramaturas de 250 e 300g/² são as mais utilizadas.
  • Sacola de papel reciclado: feitas a partir da reciclagem de outras sacolas e papéis, possuem cor parda e têm o custo um pouco mais elevado, com gramaturas de 120, 150 e 250g/m².

 

 

Sacolas de plástico

Muito usadas em supermercados, as sacolas de plástico também podem ser personalizadas e vêm em diferentes cores. Com diferentes especificações técnicas que dizem respeito principalmente à resistência, atendem a diversas demandas e têm baixo custo, sendo muito utilizadas em todo tipo de comércio.

Os dois fatores que mais interferem na qualidade da sacola são o tipo do plástico utilizado (alta ou baixa densidade) e espessura em micras. A seguir, vamos explicar um pouco melhor sobre eles:

 

Densidade

Ao contrário do que muitos imaginam, alta densidade não é sinônimo de grande espessura. Os plásticos de alta densidade são os mais “firmes”, opacos e foscos, muito utilizado para a entrega de kits em feiras e eventos, ou até mesmo em algumas lojas de roupas e acessórios. As sacolas de baixa densidade, por sua vez, são as mais maleáveis e brilhantes. Translúcidas ou transparentes, são comumente utilizadas por laboratórios médicos para a entrega de exames.

 

Espessura em micras

Apesar de variar um pouco de acordo com o fabricante e o tipo de plástico escolhida, existem de ser ter uma noção mais apurada na hora de escolher um tipo de sacola. As sacolinhas de supermercado, por exemplo, têm espessura entre 0,02 e 0,04 micras e suportam entre 1,5kg e 2kg. Já as sacolas utilizadas por lojas de roupa, como as boca de plahaço vendidas na Ponto Certo, têm alta densidade e espessura entre 0,10 e 0,15. Sacolas de plástico distribuídas em eventos e feiras variam entre 0,15 e 0,20, sendo também de alta densidade. Vale lembrar que cada negócio tem um tipo ideal de sacola com densidade e espessura pensados para atender à demanda específica, mas é importante lembrar que sacolas muito finas têm a impressão prejudicada.

posts relacionados

Taça descartável de plástico: variedades e vantagens

Luvas de segurança, higiênicas e de limpeza, entenda a diferença

Receba Nossas Novidades!