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Bem Estar - 21.05.2019

Por que você deve manter o ambiente de trabalho limpo e organizado

Imagine chegar no escritório e sua mesa estar toda bagunçada, com papéis espalhados por todos os lados, a lixeira entupida, canetas sem tampas sobre a mesa, restos de lanche e embalagens de comida ao lado do computador. Com certeza não é fácil se concentrar assim, certo? Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado é de extrema importância para a produtividade, saúde e bem estar de qualquer pessoa, independente do tipo de função e indústria. Por isso, listamos aqui:  

 

5 razões para manter o ambiente de trabalho limpo e organizado

 

  1. Bem estar
    Um ambiente de trabalho devidamente limpo e organizado aumenta a sensação de conforto, o que faz com que as pessoas fiquem mais satisfeitas e tranquilas.
  2. Imagem
    Quando um cliente entra em um local cheiroso e arrumado, ele tem uma melhor impressão e experiência. Manter todos os ambientes de trabalho (e não só a recepção) em ordem, ajuda então a melhorar a imagem da empresa, fazendo com que ela seja vista como um local sério e profissional.

  3. Saúde
    Um ambiente sujo é propício para o desenvolvimento de vírus, bactérias e fungos que podem afetar a saúde de todos, e a poeira pode desencadear crises alérgicas. Além disso, um local com restos de comida e pouca ordem também pode atrair ratos, baratas e outros insetos indesejáveis.

  4. Produtividade
    Em um ambiente onde as pessoas se sentem à vontade e acolhidas, a produtividade tende a ser maior. Em um ambiente de trabalho limpo e organizado, os níveis de estresse são menores e as pessoas conseguem focar no trabalho, não se distraindo ou se perdendo no meio da bagunça.

  5. Conservação de equipamentos
    Higienizar frequentemente equipamentos e materiais faz com que a vida útil deles seja prolongada. O acúmulo de sujeiras pode danificar seriamente as máquinas, causando um enorme prejuízo.  

Uma boa maneira de organizar a limpeza no ambiente de trabalho e garantir que nenhum local fique sem uma boa organização e higienização é montar um roteiro de limpeza. Alguns ambientes ou objetos não precisam de faxina todos os dias, então ter uma rotina bem estipulada ajuda a não perder a periodicidade correta.

No que diz respeito à organização, nossas dicas para deixar o ambiente de trabalho organizado é investir em produtos como pastas organizadoras e porta objetos para que papéis, canetas, clips e outros itens não fiquem espalhados pela mesa e sim guardados no seu devido lugar. Ter o hábito de sempre guardar direito os arquivos e objetos também facilita muito o trabalho, uma vez que ninguém vai perder tempo procurando as coisas no meio de uma bagunça.

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