Pular para o conteúdo
Descartáveis - 23.08.2019

Luvas de segurança, higiênicas e de limpeza, entenda a diferença

Existem diversas profissões para as quais o uso de luvas é obrigatório por medidas de segurança e higiene. De diferentes materiais, cada tipo de luva atende a uma necessidade específica. Vamos falar um pouco mais sobre os diferentes tipos de luvas de segurança e higiene e suas utilidades.

 

LUVAS DE LIMPEZA

Geralmente de látex, elas protegem as mãos de produtos químicos que possam causar alergias e outras substâncias que possam oferecer risco de contaminação, além de manter as mãos sempre secas. Podendo ser reutilizáveis, são muito utilizadas não apenas por profissionais de limpeza mas também em residências, para a realização de faxinas. 

As luvas de limpeza mais populares são as amarelas de látex, facilmente encontradas em supermercados. Fabricadas em várias cores, elas podem vir com ou sem um pó que é adicionado para facilitar a vestimenta e alguns modelos contém em seu interior pequenos flocos de algodão que absorvem a umidade e o suor, proporcionando mais conforto. 

 

LUVAS HIGIÊNICAS

Fabricadas em vinil, látex ou nitrílica, as luvas higiênicas são muito utilizadas em manicures, consultórios médicos e estúdios de tatuagem para evitar a contaminação por produtos químicos ou fluídos corporais, além de serem utilizadas na cozinha, principalmente profissional.

Além das diferenças nos materiais, elas vêm em opções com e sem pó (talco ou amido). Mais fáceis de colocar, confortáveis e resistentes, as luvas higiênicas com pó não podem ser utilizadas em qualquer situação. Em ambientes como cozinhas, laboratórios e clínicas médicas, por exemplo, muitas vezes são preferidas as sem pó para evitar alergias e contaminações. Vamos conhecer agora qual é o melhor tipo de luva higiênica para cada situação e suas especificações de acordo com o material:

 

Luvas de látex

Apesar de oferecerem boa habilidade tátil e proteção mecânica, elas são menos resistentes a rasgos e o látex pode provocar alergias em algumas pessoas. Podem vir sem revestimento (boa opção para quem irá reutilizar as luvas, uma vez que secam rápido), com algodão para a absorção de suor, ou com verniz silver, que protege as mãos de alergias. Também podem ser descartáveis ou reutilizáveis, sendo as do primeiro tipo indicadas para profissionais da saúde, estética e quaisquer outras profissões que tenham contato com fluídos corporais e as do segundo tipo, mais resistentes, indicadas para limpeza e jardinagem.

 

Luvas nitrílicas

Dentre os modelos de luvas higiênicas existentes, as nitrílicas são as mais grossas e resistentes a rasgos e abrasão mesmo sendo menos elásticas do que as de látex. Apesar da sua alta resistência, é preciso ter atenção às verificações e especificações, uma vez que existem diferentes tipos de luvas nitrílicas e cada uma delas oferece melhor proteção para riscos químicos, abrasivos, biológicos e escoriantes. 

Feitas a partir de um material sintético, as luvas nitrílicas são uma excelente opção para quem tem alergia ao látex. Fabricadas em diversas cores, elas atendem a profissionais de diferentes áreas e cada cor é mais comum em um nicho. As azuis, por exemplo, geralmente são utilizadas por profissionais da área da saúde, enquanto as pretas são preferidas por tatuadores. As luvas nitrílicas também são muito utilizadas no agronegócio por protegerem as mãos de agrotóxicos, óleos, graxas e outros materiais.

 

Luvas de vinil

Também mais resistentes a rasgos do que o látex, também não provocam alergias e têm excelente tato e sensibilidade, muitas vezes dando a impressão de estar ser luvas. Por esse motivo, as luvas de vinil são muito utilizadas em restaurantes. São menos resistentes a perfurações e aderentes do que as nitrílicas e também costumam ter um custo mais baixo.  

 

LUVAS DE SEGURANÇA

  • De couro ou tecido: oferecem proteção térmica e contra riscos mecânicos, sendo utilizadas em locais onde há contato com abrasivos e escoriantes. São muito utilizadas para a operação de máquinas, transporte e manuseio de objetos, lixamentos etc.
  • De aço: altamente resistentes, são utilizadas para proteger de cortes em locais como frigoríficos, abatedouros e peixarias.
  • De polietileno: também com boa resistência mecânica, são utilizadas para proteger de cortes.
  • De couro tratado, tecidos, cerâmicos ou fibras aramidas: utilizadas por profissionais que são expostos ao calor extremo.
  • Algodão ou nylon com tratamento químico: resistentes a rasgos, abrasão e perfuração sem limitar o movimentos.
  • PVC, neoprene, nitrílica e látex: utilizadas para proteção contra agentes químicos e biológicos por profissionais da indústria farmacêutica, estética, da área da saúde, entre outros.
  • De borracha: protegem contra choques elétricos.

 

Clique aqui para conhecer as opções de luvas de segurança, luvas de limpeza e luvas higiênicas vendidas pela Ponto Certo Embalagens e trabalhe com segurança! 

posts relacionados

O que é e como descartar lixo hospitalar?

Receba Nossas Novidades!