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Limpeza Geral - 18.03.2019

Como organizar um roteiro de limpeza para empresas?

 

Garantir que uma empresa esteja sempre limpa é essencial. Além de necessário para oferecer condições dignas de trabalho e promover saúde e bem estar, um ambiente bem limpo e organizado pode ajudar a atrair e encantar clientes. Manter uma rotina de limpeza, portanto, é de extrema importância para que os ambientes estejam sempre em ordem e bem higienizados segundo um padrão, sem que hajam falhas ou confusões. Montar um roteiro também ajuda os responsáveis a organizar seu trabalho e facilita a supervisão.

Um bom jeito de organizar um roteiro de limpeza para empresas é dividir a faxina em etapas e fazer listas de tarefas. Pense no que pode e deve ser feito diariamente, semanalmente e mensalmente, sempre levando em consideração o tamanho da empresa, seu segmento, o uso e a forma de ocupação de cada espaço.  

 

Cronograma de limpeza para empresas

 

Diário

Alguns ambientes precisam ser higienizados todos os dias e existem tarefas que não podem ser adiadas, como:

  • Banheiros;
  • Cozinha/copa/sala de refeições;
  • Recepção;
  • Retirada dos lixos;

Varrer as salas e tirar pó das mesas e aparelhos também são tarefas que devem ser realizadas diariamente, mas, caso a equipe seja pequena e os ambientes pouco utilizados, é possível fazer essa manutenção em dias alternados.

Semanal

Pelo menos uma vez por semana, é preciso fazer uma faxina geral e mais completa em todos os ambientes, dando atenção a:

  • Prateleiras;
  • Estantes;
  • Escadas e corredores;
  • Vidros e janelas;
  • Garagem/estacionamento;

Lembre-se que aqui não estamos falando de varrer, e sim de passar pano ou esfregar com uma bucha onde for necessário para limpar bem e evitar que a sujeira se acumule.

Mensal

Locais, arquivos pouco acessados e cantinhos mais altos e de mais difícil acesso não precisam ser limpos com tanta frequência, por isso, podem ser higienizados mensalmente. Uma vez por mês também é importante limpar:

  • Interior de armários e arquivos;
  • Máquinas;
  • Despensas/estoque;
  • Paredes;
  • Estrutura de portas e janelas;

Uma boa forma de garantir que tudo será bem feito é montar no papel um roteiro de limpeza para empresas. Faça uma checklist com as tarefas do dia e imprima uma tabela com as funções a serem executadas e o nome de cada responsável por elas, pedindo para que cada pessoa preencha com a data na qual a tarefa foi executada.

Outra dica importante é garantir que nenhum material falte no momento da limpeza, por isso, deixe disponível uma lista para que os responsáveis possam preencher anotando os itens que precisam ser comprados e verifique essa lista semanalmente. É essencial garantir um bom estoque para evitar a necessidade de compras e gastos de última hora, uma vez que o ideal é comprar os produtos de limpeza em larga escala.

Lembre-se também de que os materiais de limpeza para empresas são diferentes dos de uso doméstico e que, por isso, é importante optar por materiais específicos, como rodos de alumínio com refil, por exemplo. Todos os materiais utilizados devem ser mais potentes e precisam ser trocados com mais regularidade, já que precisam estar sempre em bom estado e estragam mais rapidamente devido ao uso frequente.

 

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