Pular para o conteúdo
Limpeza Geral - 17.07.2019

Como limpar sofá? Conheça alguns produtos para limpar sofá

Você sabe como limpar sofá sem danificá-lo? Por medo de manchar ou estragar o sofá, muitas pessoas acabam optando por contratar empresas e profissionais especializados, porém, a limpeza e a manutenção do sofá muitas vezes pode ser realizada em casa. É claro que você pode contratar um serviço quando se trata de uma limpeza mais pesada, mas a intenção desse post é que você saiba como realizar uma limpeza básica para manter o seu sofá sempre limpo sem ter que gastar muito dinheiro.

O básico para a maior parte dos sofás, independente do tipo de tecido, é passar um aspirador de pó pelo menos uma vez por semana, evitando assim o acúmulo de sujeira, poeira e poluição. Também é importante que você limpe imediatamente caso derrube algum líquido nele, usando sempre um pano ou papel para absorver o excesso e não esfregando uma vez que, além da parte estética, a higienização do móvel faz com que tecido e estofado tenham mais durabilidade.

Antes de começar a limpar o sofá é importante entender qual é o tipo de tecido e quais são as indicações do fabricante, geralmente indicado com as seguintes siglas:

W: Lavagem  a úmido, na qual podem ser utilizados pano úmido e produtos específicos como detergentes. 

P: Lavagem a seco, realizada por profissionais ou com o uso de panos específicos. 

F: Higienização deve ser realizada por profissionais.

 

COMO LIMPAR SOFÁ DE ACORDO COM O TIPO DE ESTOFADO

 

Tecido (algodão, linho ou veludo)

Para limpar sofá com tecidos naturais, compre um produto próprio para o tipo de tecido e dilua-o de acordo com as instruções da embalagem ou utilize sabão de coco líquido diluído em água morna, passando um pano ou uma esponja macia umedecida com a mistura, finalizando com um pano seco. 

Caso você tenha um aspirador de água, é possível fazer uma limpeza mais profunda com a ajuda dele e de um pulverizador. Basta aplicar o produto no sofá, esfregar com uma esponja macia e aspirar a água. É importante apenas ficar atento à cor da água que é aspirada, para entender quando o sofá está limpo e secar bem o móvel para evitar que ele fique mofado ou com mau odor.

 

Limpeza a seco

Indicada para locais pouco arejados, a limpeza a seco geralmente é feita por empresas especializadas, mas também pode ser feita de forma caseira. Você pode comprar um pano seco próprio para esse fim ou polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio na superfície, deixar agir por cerca de 15 minutos e utilizar um aspirador de pó para retirar o excesso do produto. Em sofás de poliéster ou microfibra, basta jogar um pouco de álcool na região a ser lavada e esfregar com uma esponja de cerdas macias. 

 

Camurça ou suede

No dia a dia, o ideal é usar uma escova própria para este tipo de tecido e secar imediatamente caso caia algum líquido. Para uma limpeza mais pesada, faça uma mistura de água com pouco detergente, umedeça um pano e retire delicadamente a sujeira.

 

Couro, napa ou courino

Utilize um pano seco para remover a poeira e depois use um pano úmido com água e detergente neutro para higienizar melhor a superfície. Para hidratar o material e prolongar sua vida útil, aplique vaselina ou silicone a cada três meses.

Independente do tipo de estofado do seu sofá, é importante lembrar de nunca utilizar produtos com cloro, água sanitária ou sabão em pó e sempre ler bem a embalagem antes de utilizar qualquer produto para limpar sofá para garantir que o seu móvel não será danificado.

posts relacionados

Produtos de limpeza de alta diluição promovem mais economia

Diluidor de produtos químicos: economia e praticidade

Receba Nossas Novidades!