Pular para o conteúdo
Limpeza pesada - 09.04.2019

Como limpar e clarear piso encardido?

Você limpa sua casa ou escritório diariamente, fazendo uma faxina completa com certa periodicidade e mesmo assim aparecem algumas manchas no piso? Frustrante, mas comum, as manchas podem aparecer por diferentes motivos, como o simples uso diário e frequente do espaço em questão ou acúmulo de gordura.

Além da questão estética, não remover bem a sujeira pode danificar o piso, encurtando a sua vida útil, por isso, além da limpeza que estamos acostumados a fazer, muitas vezes é preciso recorrer a um produto de limpeza profissional. Independente do motivo que causou a mancha, é importante ter cuidado na hora de higienizar e clarear o local para não utilizar o produto equivocado e danificar o piso. Conhecer bem a mancha e pelo que ela foi causada, estudar bem os produtos e para quais superfícies eles são indicados são as melhores formas de garantir que o piso irá ficar bonito e intacto.

Na hora de clarear um piso encardido, é importante também ter paciência, uma vez que nem todas as manchas saem imediatamente, precisando de um pouco mais de atenção e cuidado até serem devidamente eliminadas.

 

APRENDA COMO CLAREAR PISO ENCARDIDO DE ACORDO COM O MATERIAL

 

Cerâmica

Depois de varrer o piso com uma vassoura de cerdas macias, molhe a superfície e depois aplique o produto diluído em água e esfregue. É importante não deixar que a solução seque sozinha ou fique agindo por muito tempo, enxaguando e secando com um pano limpo logo em seguida. Produtos com o Azulim podem ter diferentes diluições para aumentar a eficiência da limpeza.

 

Porcelanato

Ideal para limpar ambientes como cozinhas e restaurantes, não precisa ser aplicado em um piso previamente molhado, mas deve ser diluído de acordo com as instruções da embalagem. Aplique a solução, aguarde alguns minutos e depois esfregue os rejuntes e manchas, enxaguando e secando o piso logo em seguida.

Lembre-se de que o porcelanato é um material que mancha com facilidade caso você use produtos equivocados ou deixe alguma solução em contato direto com o piso durante muito tempo, por isso, é importante ler as embalagens com atenção e sempre finalizar a limpeza com um pano seco.  

Uma boa alternativa para limpar tanto porcelanato quanto cerâmica é o Maximoom, da Start. O detergente alcalino remove manchas de gorduras, graxas, óleos, pinturas anotizadas e adesivos.

 

Madeira

Parquet, madeira maciça ou taco, esse tipo de piso não pode ter muito contato com água, uma vez que retém umidade e acaba apodrecendo ou manchando. Para a limpeza, além de uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, o ideal é primeiro remover resíduos da cera antiga com produtos como o Mágico, da Start. Após a secagem do produto, utilize uma cera para dar brilho e proteger o material, e finalize com um limpador, como o Azulim em gel. Lembre-se sempre de secar bem o chão ao final para evitar manchas e infiltrações.

 

Pedra

Como é um material mais poroso e que não risca, a pedra pode ser limpa ao jogar água com detergente e esfregar utilizando uma vassoura piaçava. Uma boa dica para retirar manchas com mais facilidade é utilizar produtos como Pedrex, que elimina tanto manchas de terra quanto sujidades inorgânicas. Apenas tome cuidado com o uso desse produto, uma vez que ele pode danificar outros tipos de piso.

 

Mármore

Apesar de fácil de limpar, o mármore pode ser manchado ao entrar com produtos químicos muito gordurosos ou agressivos, por isso, é preciso ter atenção redobrada às embalagens. Passe um pano úmido com um pouco de detergente neutro ou de coco bem diluído em água ou como Maximoom, e depois seque com outro pano limpo.

 

Piso laminado

Cada vez mais comuns em apartamentos, esse tipo de piso fica manchado com facilidade e pode ser danificado pela água, que pode gerar infiltrações e ondulações por isso, precisa de mais atenção na hora da limpeza e da secagem. Compre um produto específico, como o Azulim Pisos Laminados, e aplique com a ajuda de um pano, lembrando de secar bem o piso na finalização.  

 

 

 

posts relacionados

Saiba como limpar a caixa de gordura

Saiba como limpar cozinha engordurada

Receba Nossas Novidades!