Pular para o conteúdo
Limpeza Geral - 07.07.2019

Aprenda como limpar forno de fogão

Apesar de algumas vezes acabar passando batida quando o assunto é faxina da cozinha, a limpeza do forno do fogão é bastante importante para eliminar maus odores e manter insetos como baratas e formigas bem longe. Assim como a higienização de qualquer outra superfície ou objeto, a do forno é ainda mais eficiente e fácil de realizar após o uso, quando a sujeira ainda não está impregnada nas paredes e grades.

Aprenda como limpar forno de fogão de forma eficiente seguindo alguns passos simples

Forno autolimpante

Apesar do nome, esse tipo de forno também precisa ser higienizado regularmente, mas sua limpeza é mais fácil. Caso o interior não esteja muito engordurado, basta passar um pano seco nas paredes internas, mas caso ele esteja mais sujo, siga os seguintes passos:

 

  1. Retire as prateleiras e esfregue-as na pia, usando uma escova, detergente e água morna.
  2. Aqueça o forno por cerca de 3 minutos para amolecer a gordura ou ligue a função autolimpante, desligue o fogo e espere a temperatura abaixar um pouco antes de passar um pano seco para remover o excesso de sujeira.

Forno de fogão convencional

Com a ajuda dos produtos certos, os fornos sem autolimpante podem ser limpos sem muito esforço e trabalho. A higienização deles pode ser feita da seguinte forma:

 

  1. Feche o registro do gás e retire o fogão da tomada.
  2. Retire as prateleiras e esfregue-as na pia, usando uma escova, detergente e água morna.
  3. Usando luvas, umedeça uma esponja com uma solução de água e detergente amoniacal ou desengordurante e limpe as paredes e a porta do forno. Uma dica de produto é o Seven Gril Plus Sevengel, ideal para limpar sem intoxicar os objetos e superfícies.
  4. Esfregue bem o produto com uma bucha e depois passe um pano úmido com água para retirar resíduos.
  5. Ligue o forno por cerca de 10 minutos para secar. 

Além de saber como limpar forno é importante também mantê-lo limpo no dia a dia, o que vai facilitar o trabalho na hora de faxina. Remover resíduos logo após de utilizar o forno (cuidado com a temperatura!) usando um pano úmido com detergente ou simplesmente colocar uma proteção quando for cozinhar alimentos muito gordurosos são atitudes que ajudam bastante.

posts relacionados

Como limpar sofá? Conheça alguns produtos para limpar sofá

Por que investir em produtos de limpeza profissional?

Receba Nossas Novidades!